terça-feira, 23 de outubro de 2012

Principais Fontes de Poluição Do Rio.


As principais causas da poluição e degradação ambiental desse manancial, são o desmatamento da mata ciliar e a retirada de areia para a construção civil; lavagem de veículos e banho de animais; lixo depositado nas margens do rio; lançamento de esgotos domésticos, industriais e oficinas.
O desmatamento da mata ciliar deixa as margens do rio desprotegidas sendo causa do assoreamento. A retirada de areia, insumo utilizado em larga escala na construção civil, provoca a redução de diversas espécies da fauna e flora aquática, reduzindo a biodiversidade aquática do rio. A prática de veículos e animais é antiga sendo responsável pelo lançamento de grande quantidade de resíduos sólidos, óleos e graxas, urina e fezes dos animais.
A principal causa da poluição do rio são os esgotos domésticos e os de pequenas oficinas, cujas instalações estão próximas de suas margens. Segundo a SEDETEMA, mais de 70% dos esgotos domésticos da cidade de Mossoró são lançados, clandestinamente, e sem qualquer tratamento prévio, em galerias para águas pluviais. Desse modo, esses canais, devido o mau uso, contribuem, em larga escala, com a poluição do rio.
Com isso tudo, fica muito claro que a fiscalização por parte dos órgãos responsáveis pela preservação do rio é falha. Falta ate mesmo a própria iniciativa da prefeitura para tomar devidas ações para amenizar o problema. A questão se dificulta mais ainda, pois a maioria da população não tem consciência da situação em que se encontra o rio, e por isso se torna cada vez mais importante alerta a importância dessa conscientização, para que assim a população comece cobrar da prefeitura e dos órgãos responsáveis medidas adequadas para diminuir o problema do rio.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário